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Arquitetos: Studio Kuadra
- Área: 1267 m²
- Ano: 2023
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Fotografias:Moreno Maggi
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Fabricantes: Agrusa Glass Design, Ferrantelli falegnameria, Idea marmi, Italiarreda, MARAZZI, Mangiapane Graphic Studio, Metalmeccanica Renda Srl, PM Group , iGuzzini
Descrição enviada pela equipe de projeto. O complexo paroquial Redemptoris Mater constitui um novo marco que se encaixa e se comunica com seu entorno imediato. A intervenção responde aos pedidos da população, traduzindo as necessidades em formas arquitetônicas. O espaço da igreja é composto por um monólito coberto de material cerâmico, além de uma torre de sino isolada ao seu lado, que parecerá emergir do solo, quase se unindo ao céu, evocando, de forma contemporânea, as antigas torres da costa.
A composição arquitetônica também aproveita o uso pontual da luz, que realça as formas e cores do edifício. Algumas salas, que aparentemente estão subterrâneas, têm perfurações que aportam luz zenital para o interior, enquanto a nave da igreja, graças a uma cobertura escalonada, é iluminada por uma cascata de luz zenital enriquecida em algumas áreas (crucifixo e pia batismal) por aberturas pontuais que emergem da alvenaria de pedra, como grandes pontos.
Internamente, o espaço de reunião se abre apenas para o lado oeste, onde uma grande janela tem vista para um jardim de oliveiras. Nesse elemento altamente evocativo e cenográfico, interior e exterior "se fundem" ao ponto das pedras do jardim externo parecem entrar no espaço eclesiástico e a janela de vidro que os divide parecer estar de fato incrustada na rocha. Um muro cerca o jardim e direciona o olhar dos fiéis para o céu e para o Monte Longa, tornando-se o pano de fundo natural para a montagem e a pia batismal. Também é muito sugestiva a fonte de água que flui do jardim para alimentar a pia batismal.
A entrada principal se dá pelo pátio da igreja com vista para o distrito de Piano Peri. A Via Crucis atual foi reposicionada de frente para a igreja e implantada ao longo de um caminho pedestre imerso em uma vasta área verde. Na parte de trás, há um espaço privado que abriga a capela semanal, a creche, a reitoria, o salão paroquial e as salas de catequese com vista para uma área verde destinada ao lazer infantil.
O interior da igreja se desenvolve como um grande abraço de frente para a entrada. O salão interno tem uma forma assimétrica e um plano deliberadamente central. Todo o teto envolve a sala de aula e cria, juntamente com as paredes suspensas do chão, uma verdadeira conexão visual entre o chão e a luz que chega indiretamente de cima. Os fiéis estão no centro do rito, o ambão é colocado dentro da assembleia para aproximar a celebração do público. O altar está levemente elevado em relação ao salão e é destacado pela intervenção escultural criada por Gabriele Garbolino Rù e pelo crucifixo suspenso na cruz luminosa.
A pia batismal ocupa uma posição isolada e tem vista direta para o pátio externo privado. No lado oposto, há o penitencial, o coro e a custódia eucarística, e esse conjunto se torna o verdadeiro centro da intervenção e, graças à abertura dupla, conecta o salão principal e a capela semanal.